Por Karla Precioso
Se ser mulher já é uma tarefa complexa, imagine quando ela se mistura à função de ser mãe, cuidar dos filhos e da casa. Na correria do dia-a-dia, muitas acabam negligenciando a própria saúde, descuidando de questões que poderiam melhorar o convívio familiar e seu próprio bem-estar. “No consultório, vejo muitas mães que reproduzem, sem perceber, comportamentos nem sempre positivos, que viveram em sua infância, com suas mães. Quando vencem as barreiras para pensar sobre sua história, seus desejos e seus sentimentos, como mulher e como mãe, descobrem a diferença”, explica o psicanalista Rubens Volich, doutor pela Universidade de Paris VII e professor do curso de Psicossomática do I. Sedes Sapientiae. Volich, em companhia do ginecologista Alexandre Faisal, pós-doutor e pesquisador da USP, são autores do livro “Segredos de Mulher” (Ed. Atheneu), que mostra com casos reais os desafios enfrentados pelas mulheres, muitas delas mães.
O mesmo acontece com a parte física, explica o ginecologista Alexandre Faisal. “São comuns os casos de mulheres que, após terem filhos, ficam anos sem ir ao ginecologista”, afirma. ”O acompanhamento regular do médico é fundamental pois, além da manutenção da saúde, muitas vezes, na consulta descobrimos que uma simples queixa ginecológica pode ter um significado mais complexo, uma situação emocional que envolve toda a família”, alerta.
Superação e Cuidados
Apesar da força que ser mãe traz para a mulher, ainda é preciso se cuidar. “Sabemos do enorme poder de superação que há na mulher, principalmente nas mães, mas tem horas que é preciso pedir ajuda mesmo”, explica Faisal. “Muitas mulheres têm em mente que precisam fazer tudo pelos filhos e se colocar em segundo plano. Mas, na maioria dos casos, é preciso cuidar de si para poder cuidar dos outros”, complementa Volich.
Livro: Segredos de Mulher – Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista
Autores: Alexandre Faisal Cury, Rubens Marcelo Volich
Daqui:
www.mdemulher.com.br
Um comentário:
Excelente esse artigo!Eu mesma...rss...não me cuidei...tô gripada!Não sigam o meu exemplo!...rsss...Um post muito verdadeiro,Soninha!Bjs,
Postar um comentário