.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

domingo, 28 de agosto de 2011

Mulheres na Literatura


ESCRITORAS

* Agatha Christie (1890/1976) _ A autora inglesa, conhecida como Rainha do Crime por seus enredos policiais, criou personagens que conquistaram gerações, como o impagável detetive Hercule Poirot e a simpática solteirona Miss Marple. Seus mais de 80 livros estão entre os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, e seguem no topo da preferência dos amantes do gênero.
* Jane Austen (1775/1817) _ Também inglesa, foi a autora, entre outras obras, dos clássicos Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, que retratam com precisão (e certa ironia) uma época e seus valores.
* Emily Brontë (1818/1848) _ De uma família de escritoras britãnicas (como as irmãs Charlotte e Anne), foi a autora do clássico O Morro dos Ventos Uivantes. Uma curiosidade: ela escrevia sob o pseudônimo masculino de Ellis Bell.
* Mary Shelley (1797/1851) _ Outra britânica/inglesa de grande destaque no mundo das letras, escreveu contos, peças de teatro, ensaios, relatos de viagens e outras obras, mas ficou mais conhecida pelo clássico do terror Frankenstein.
* Clarice Lispector (1920/1977) _ Escritora brasileira nascida na Ucrânia, ficou conhecida por seus romances que priorizavam a questão existencial, como A Hora da Estrela e Laços de Família.
* Nora Roberts (1950) _ Escritora norte-americana de romances românticos, possui mais de 200 livros publicados. Também escreve, sob o pseudônimo de J. D. Robb, livros policiais-futuristas da Série Mortal, estrelados pela detetive Eve Dallas.
* Anne Rice (1941) _ Escritora norte-americana autora de séries de terror e fantasia, entre elas o livro Entrevista com o Vampiro e toda a sua sequência.
* Stella Carr (1932/2008) _ Autora brasileira, escreveu mais de duas dezenas de livros voltados ao público juvenil, como Paranóia: a Síndrome do Medo, O estranho caso da Fotografia e A morte tem sete herdeiros.
* Maria Clara Machado (1921/2001) _ Escritora e dramaturga brasileira, escreveu diversas peças infantis famosas, entre elas Pluft, o fantasminha.
* Maria José Dupré (1898/1984) _ A escritora brasileira é autora do clássico Éramos Seis, mais de uma vez adaptado para a TV, e dos infantis A montanha Encantada e O Cachorrinho Samba, entre outras obras.
* Mary Higgins Clark (1927) _ A escritora norte-americana é um dos destaques do romance policial contemporâneo. Entre suas obras, o livro Onde estão as crianças?, de 1975, tornou-se um best-seller na época.
* Martha Medeiros (1961) _ Gaúcha, a colunista e escritora vem se destacando principalmente por seus livros de crônicas, como Trem-Bala e Divã.
* J.K.Rowlling (1965) _ A britânica autora de Harry Potter dispensa apresentações: seus livros que têm o bruxinho como personagem ultrapassaram a marca de 325 milhões de livros vendidos em todo o mundo, traduzidos para mais de 60 idiomas.
* Marian Keyes _ A escritora irlandesa ficou conhecida pelos livros bem-humorados sobre o dia a dia das mulheres atuais, entre eles Casório?!, Melancia e Sushi.
* Stephenie Meyer (1973) _ Escritora norte-americana, alcançou o sucesso com a série romântico-vampiresca Crepúsculo.


PERSONAGENS

* Miss Marple _ A simpática velhinha parece ser simplesmente uma solteirona enxerida, mas sua mente perspicaz a faz capaz de resolver os mais variados enigmas, nos livros de Agatha Christie.
* Madame Bovary _ A protagonista do romance homônimo do francês Gustave Flaubert, publicado em 1857, causou escândalo entre os puritanos da época por abordar o tema adultério.
* Poliana _ A menina sempre otimista criada pela escritora Eleanor Porter encantou gerações e tornou-se muito mais conhecida do que sua autora, tanto que virou adjetivo: alguém que vê sempre o lado bom de tudo é muitas vezes chamado de “poliana”.
* Alice _ A menina que entra pela toca do coelho e cai num mundo mágico encanta desde que foi criada por Lewis Carrol, e com certeza seguirá encantando muitas gerações de crianças e adultos.
* Iracema _ A “virgem dos lábios de mel” idealizada por José de Alencar é personagem clássica e obrigatória das literatura brasileira. Aliás, quem aqui não decorou a poética descrição da moça indígena?
* Capitu _ Independentemente da resposta à eterna questão sobre se traiu ou não o seu marido Bentinho, Capitu, do romance Dom Casmurro, é a mais célebre personagem criada por Machado de Assis. Ou, talvez mesmo, de toda a literatura brasileira.
* Ana Terra _ Símbolo da mulher gaúcha, essa criação de Erico Verissimo destaca-se por sua garra e sua capacidade de resistência.
* Anne Frank _ Embora tenha sido uma pessoa real, a adolescente judia que morreu num campo de concentração ficou conhecida mundialmente pelo diário no qual relata sua vida.
* Carrie _ A adolescente problemática e atormentada, criação de Stephen King, torna-se uma personagem assustadora quando seus poderes especiais se manifestam, descontrolados, num crescendo de destruição, no romance homônimo.
* Bridget Jones _ A divertida personagem criada pela escritora Helen Fielding é outra cujo nome se tornou muito mais conhecido do que o de sua criadora. Quem não se divertiu ou se emocionou com o diário dessa mulher moderna para quem tudo parece dar errado?
* Jane Eyre _ Personagem do romance homônimo escrito por Charlotte Brontë (uma das irmãs Brontë), é uma pobre professora que se apaixona pelo rico Edward Rochester, tutor da menina a quem ensina, vivendo um romance que lhe dará muita tristeza.
* Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho _ Bem, precisa falar alguma coisa dessas heroínas dos contos de fada?

Daqui:
http://wp.clicrbs.com.br/palavraescrita/tag/martha-medeiros/


2 comentários:

Anne Lieri disse...

Mulheres maravilhosas,mas sempre adorei os romances de suspense de Agatha Christie e sua Miss Marple é mesmo um grande personagem!Bjs,

Anne Lieri disse...

Mulheres maravilhosas,mas sempre adorei os romances de suspense de Agatha Christie e sua Miss Marple é mesmo um grande personagem!Bjs,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!