.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sem ressaca e sem exageros no réveillon!


Natal, réveillon, amigo secreto, festas da empresa. Final de ano, as comemorações multiplicam-se e ninguém consegue resistir às bebidas alcoólicas e cardápios das confraternizações. Quem sofre com tudo estes excessos é nosso corpo. Dá para retornar ao trabalho com aquela cara de cansada e acabada?

Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, a primeira reação do corpo é o aspecto cansado da pele. "A persistência dos maus hábitos alimentares leva à opacidade da pele, olheiras e manchas", explica a dermatologista. O álcool também é um grande vilão. O que acontece no nosso organismo é que quando o consumo de álcool aumenta, o fígado precisa fazer a desintoxicação, o que causa a famosa ressaca com seu típico cansaço, dor no corpo e na cabeça, além de provocar a desidratação da pele. "O consumo elevado de álcool deixa a pele desidratada, por isso, é importante aumentar a ingestão de água e usar cremes, loções e sérums para amenizar o problema", ressalta Annia.

Alimentação equilibrada

Outro cuidado deve ser com a alimentação. A atenção deve ser redobrada na hora de escolher os alimentos para a ceia. De acordo com a nutricionista Centro Médico de Especialidades, Melissa Santos, o ideal é não exagerar. "É possível incrementar os pratos com opções mais saudáveis como legumes e frutas", explica a nutricionista. Para quem não conseguiu controlar a alimentação e precisa se recuperar a tempo para voltar ao trabalho, é necessário adotar uma dieta desintoxicante para repor as energias.

Cardápio levíssimo

Para o café da manhã, a nutricionista indica o consumo de suco de frutas com vegetais como a couve e o espinafre. No almoço, verduras e legumes crus, arroz integral e uma carne magra grelhada como o peixe, frango ou peru e, à noite, uma sopa leve de legumes. Para os lanches entre as refeições e sobremesa, frutas como abacaxi ou mamão. "Para completar a dieta, muita água e chá verde com boldo do Chile", completa a especialista.

Não exagere nas bebidas energéticas

Tendo que trabalhar no dia seguinte e mortas de cansaço, algumas pessoas exageram naquelas bebidas energéticas para aumentar a disposição. Mas isso é benéfico para o corpo? Não, explica Melissa Santos. Mas existe algum tipo de risco em exagerar nestas bebidas? "Sim, o consumo em excesso pode ser bastante prejudicial devido ao excesso de cafeína que essas bebidas contêm", explica.

Café forte cura ressaca?

Existe também a ideia que um café bem forte realmente alivia os sintomas da ressaca. Até que ponto isso é verdade ou mentira? Segundo a nutricionista, o café alivia um pouco os sintomas da ressaca, mas o exagero também é um risco. O ideal é que, durante a festa, a pessoa alterne os drinques com água e, no dia seguinte, ingira muita água, além de manter uma alimentação saudável e desintoxicante com muitas frutas, legumes e verduras.

Sopas leves

Aquelas sopas reforçadas como canjas também são indicadas para amenizar os sintomas da ressaca? O ideal no dia seguinte, reforça a nutricionista, é uma alimentação mais leve e muita hidratação. "Para uma dieta desintoxicante, a sugestão é que sejam sopas leves de legumes", recomenda.

Alivie a cara inchada

Mas se você precisa amenizar a aparência cansada da pele, a dermatologista Annia Lourenço oferece o caminho das pedras. "No dia seguinte à festa, faça compressas geladas de chá de camomila e água termal nos olhos. Para disfarçar ainda mais os sinais, uma boa maquiagem sempre ajuda", aconselha.

Pode-se também usar outro produto chamado skin cooler, que é um rolo de metal que fica na geladeira ou no congelador e que, na hora de utilizar, você desliza sobre a pele para refrescar e acalmar. "Outra receita caseira é fazer uma máscara hidratante com aveia e iogurte gelado. Para diminuir o inchaço nas pálpebras e melhorar a aparência de forma geral, você pode fazer uma leve drenagem linfática com a ponta dos dedos, tocando a face suavemente, sempre do centro (nariz) para a lateral (orelhas) e também nas pálpebras inferiores", explica Annia.

Por Madson Moraes

Daqui.

Um comentário:

Amara Mourige disse...

Olá Soninha, temos que ter uma vida saudável.
Um Feliz Ano Novo que 2012 seja repleto de realizações e com muito amor!!
Bjoss
Amara

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!