As vitaminas e os minerais exercem um papel fundamental em todas as fases da vida, já que são nutrientes essenciais na formação de ossos, dentes, cartilagens, no desenvolvimento mental e atuam como substâncias reguladoras para o bom funcionamento do organismo.
A atenção e os cuidados com a alimentação da mulher devem ser redobrados nos momentos de transição, como gravidez e menopausa, em que o corpo precisa se adaptar a uma nova realidade.
Até os 30 anos
Até os 30 anos o metabolismo da mulher está a todo vapor e é mais fácil perder peso, já que o organismo responde mais facilmente às mudanças nos hábitos. Mas isso não significa que é permitido descuidar da alimentação.
Para se manter saudável, a mulher de até 30 anos precisa consumir hortaliças diariamente, substituir o sal pelo tempero com ervas e fugir dos excessos. Não é preciso riscar as guloseimas do cardápio, é só reduzir o refrigerante, a pizza, o salgadinho e trocar pelas frutas quando a fome bater.
Coloque no prato alimentos integrais, isso vale para o arroz, massas e pães. As fibras presentes nesses alimentos aumentam a saciedade e estimulam o intestino. Feijão, lentilha, grão-de-bico e carne vermelha magra são boas fontes de ferro, que costuma ficar em baixa nessa faixa etária. Leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura fornecem o cálcio, que entre diversos benefícios, serve também para amenizar a irritabilidade e a ansiedade causadas pela TPM.
Entre 30 e 40 anos
Com a idade avançando, o organismo vai ficando mais lento e emagrecer já não é tão fácil quanto antes. As mulheres entre 30 e 40 anos precisam reforçar a ingestão de ferro, ácido fólico e cálcio, investindo em carnes magras, carne suína, feijão, laranja. Os vegetais e os carboidratos integrais também não devem ficar de fora da alimentação.
Os chás podem ser bom aliados nessa fase. Os chás verde, branco e vermelho são ricos em antioxidantes, por isso ajudam a desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo e retardar o processo de envelhecimento.
Após os 40 anos
Os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores para mulheres acima dos 40 anos. A dieta deve conter alimentos fontes de fibras, além de antioxidantes e antiinflamatórios. O ideal é moderar no sal e no açúcar, controlar a ingestão de gordura e maneirar no café. Tudo para evitar o aumento dos níveis de colesterol, evitar outras doenças como diabetes e hipertensão.
Com a chegada da menopausa, é preciso incrementar o cardápio com alimentos que contenham fitoestrógenos, substâncias que funcionam como uma alternativa de reposição hormonal e auxiliam no alívio de alguns sintomas, como as ondas de calor.
Os fitoestrógenos são encontrados principalmente em leguminosas como soja, feijões, grãos e brotos. Outra dica é incluir alimentos que favoreçam a produção de serotonina para driblar as tensões emocionais, muito comuns neste período. Outra boa dica é investir na soja, pois ela contém substâncias que amenizam os incômodos da menopausa.
Daqui:
Dicas de Mulher
8 comentários:
Olá Soninha,
excelentes dicas, amei!
Danke e um lindo fim de semana!
Bjs
Muito boas dicas!
O Pior de tudo é resistir aos impulsos de comer doces e massas...
Beijão!
Ah, Soninha! Que maravilha de texto! O meu bom dia. Bjão.
Bons conselhos e...para serem seguidos!
Beijo.
isa.
Muito bom Soninha! dicas óptimas, para já parece que vai indo tudo bem com a minha alimentação...
Bjs
Que bom que voltastes com teus blogs.
Adoro todas tuas dicas e já sigo várias delas.
Beijos e bom fim de semana.
Oi querida!Eu peco no glutem e no açucar, fora isto eu estou me cuidando.
Que dicas valiosas,Sonia!Serve para mim e minha filhota de 17 anos que vive com essa mania de regime!Vou passar pra ela ler tb!Bjs,
Postar um comentário