.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

sexta-feira, 11 de março de 2011

Alimentação para cada faixa etária


A cada faixa etária o organismo feminino tem necessidades diferentes. De acordo com a idade, a mulher precisa de uma alimentação rica em determinados alimentos e com restrições de outros para funcionar bem e garantir a boa forma.

As vitaminas e os minerais exercem um papel fundamental em todas as fases da vida, já que são nutrientes essenciais na formação de ossos, dentes, cartilagens, no desenvolvimento mental e atuam como substâncias reguladoras para o bom funcionamento do organismo.

A atenção e os cuidados com a alimentação da mulher devem ser redobrados nos momentos de transição, como gravidez e menopausa, em que o corpo precisa se adaptar a uma nova realidade.



Até os 30 anos

Até os 30 anos o metabolismo da mulher está a todo vapor e é mais fácil perder peso, já que o organismo responde mais facilmente às mudanças nos hábitos. Mas isso não significa que é permitido descuidar da alimentação.

Para se manter saudável, a mulher de até 30 anos precisa consumir hortaliças diariamente, substituir o sal pelo tempero com ervas e fugir dos excessos. Não é preciso riscar as guloseimas do cardápio, é só reduzir o refrigerante, a pizza, o salgadinho e trocar pelas frutas quando a fome bater.

Coloque no prato alimentos integrais, isso vale para o arroz, massas e pães. As fibras presentes nesses alimentos aumentam a saciedade e estimulam o intestino. Feijão, lentilha, grão-de-bico e carne vermelha magra são boas fontes de ferro, que costuma ficar em baixa nessa faixa etária. Leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura fornecem o cálcio, que entre diversos benefícios, serve também para amenizar a irritabilidade e a ansiedade causadas pela TPM.



Entre 30 e 40 anos

Com a idade avançando, o organismo vai ficando mais lento e emagrecer já não é tão fácil quanto antes. As mulheres entre 30 e 40 anos precisam reforçar a ingestão de ferro, ácido fólico e cálcio, investindo em carnes magras, carne suína, feijão, laranja. Os vegetais e os carboidratos integrais também não devem ficar de fora da alimentação.

Os chás podem ser bom aliados nessa fase. Os chás verde, branco e vermelho são ricos em antioxidantes, por isso ajudam a desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo e retardar o processo de envelhecimento.



Após os 40 anos

Os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores para mulheres acima dos 40 anos. A dieta deve conter alimentos fontes de fibras, além de antioxidantes e antiinflamatórios. O ideal é moderar no sal e no açúcar, controlar a ingestão de gordura e maneirar no café. Tudo para evitar o aumento dos níveis de colesterol, evitar outras doenças como diabetes e hipertensão.

Com a chegada da menopausa, é preciso incrementar o cardápio com alimentos que contenham fitoestrógenos, substâncias que funcionam como uma alternativa de reposição hormonal e auxiliam no alívio de alguns sintomas, como as ondas de calor.

Os fitoestrógenos são encontrados principalmente em leguminosas como soja, feijões, grãos e brotos. Outra dica é incluir alimentos que favoreçam a produção de serotonina para driblar as tensões emocionais, muito comuns neste período. Outra boa dica é investir na soja, pois ela contém substâncias que amenizam os incômodos da menopausa.

Daqui:
Dicas de Mulher


8 comentários:

Marcia disse...

Olá Soninha,
excelentes dicas, amei!
Danke e um lindo fim de semana!
Bjs

Marineide Dan Ribeiro disse...

Muito boas dicas!
O Pior de tudo é resistir aos impulsos de comer doces e massas...
Beijão!

Cris Cerqueira disse...

Ah, Soninha! Que maravilha de texto! O meu bom dia. Bjão.

Anônimo disse...

Bons conselhos e...para serem seguidos!
Beijo.
isa.

Lilá(s) disse...

Muito bom Soninha! dicas óptimas, para já parece que vai indo tudo bem com a minha alimentação...
Bjs

Unknown disse...

Que bom que voltastes com teus blogs.
Adoro todas tuas dicas e já sigo várias delas.
Beijos e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Oi querida!Eu peco no glutem e no açucar, fora isto eu estou me cuidando.

Anne Lieri disse...

Que dicas valiosas,Sonia!Serve para mim e minha filhota de 17 anos que vive com essa mania de regime!Vou passar pra ela ler tb!Bjs,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!