.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

domingo, 31 de julho de 2011

CUIDADOS COM A PELE NOS DIAS FRIOS



A baixa temperatura, atrelada à pouca umidade do ar, pode contribuir para que a nossa pele apresente sintomas como ressecamento, desidratação e até vermelhidão e coceira. Da cabeça aos pés, vale adotar uma série de cuidados durante o outono e o inverno. Por mais que em um primeiro momento isso pareça trabalhoso, num futuro próximo seremos beneficiados por essa atenção dada ao nosso corpo.

Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde à exposição do dia-a-dia. E o rosto é a região que mais sofre com esses efeitos, inclusive nos dias frios. A dica é sempre usar protetor solar e lavar essa área com água fria. Um erro que muitas pessoas cometem é reaproveitar o hidratante corporal na face. O uso de buchas ou esponjas também não é recomendado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda. Nada de dispensar o hidratante facial, ainda que você tenha a pele oleosa ou com acne.

É bastante natural que para nos sentirmos aquecidos no frio, tomemos aquele banho bem quente e prolongado, por exemplo. No entanto, isso é um problema para a saúde, já que resseca e deixa a pele mais sensível. A água quente retira toda a camada protetora (oleosidade) da pele, deixando-a sem barreiras naturais de proteção. Por esse motivo, banhos com altas temperaturas podem provocar coceira ou vasodilatação, caracterizada pelo avermelhamento e aquecimento da pele, podendo levar a uma piora de problemas já existentes como dermatites. Para ter uma pele bonita e com aspecto saudáveis, seu banho precisa ser curto e morno. Geralmente usamos a água entre 40º e 45º quando as temperaturas estão muito baixas, mas o ideal é que a água do banho não ultrapasse 36º.

Os cabelos também podem sofrer com a chegada dos dias frios. Nessa época do ano os fios perdem água e têm mais chance de ficar fragilizados, ressecados e com muitas pontas duplas. Para ficar livre desse incômodo, recomendo produtos de reparação intensa e que combatem a queda, ajudando na proteção das madeixas.



HIDRATE O CORPO

Para manter a pele saudável nos dias frios vale a pena fazer uso de um sabonete cremoso e com ingredientes hidratantes, como, por exemplo, os enriquecidos com aveia e manteiga de karité. Além de limpar a pele eles dão uma força à hidratação e evitam o ressecamento.
Para que os hidratantes corporais cumpram seu papel, a pele tem que estar limpa. A atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidrolipídico, a camada de gordura que protege a pele das ações externas.
Além disso, preste atenção na alimentação. A ingestão de líquidos é uma das maiores aliadas para enfrentar os dias frios e deixar sua pele longe do ressecamento. Os alimentos que possuem agentes antioxidantes como frutas, verduras e legumes também são bem-vindos. Elas diminuem o estresse e elevam a energia do corpo e da mente.

DAQUI!


5 comentários:

Marineide Dan Ribeiro disse...

Boa dica amiga!
Minha pelo tá precisando mesmo...
Beijão

Anônimo disse...

Muito legal as dicas..aqui no RS essas dicas são preciosas... bjuss.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Preciso urgente seguir estas dicas, sou tão descuidada, muito bom o alerta, beijos Luconi

Anne Lieri disse...

Dicas valiosas,Soninha!Gostei muito!Bjs,

Miriam de Sales disse...

Boas dicas,Soninha.Acho muito importante cuidar da pele. bjks

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!