.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

DOENÇAS CARDIOVASCULARES



Pesquisa revela que mulheres não se preocupam com prevenção de doenças cardiovasculares.
Embora as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte de mulheres no mundo, elas não dão a devida atenção aos fatores de risco que causam estas doenças, como o colesterol elevado.

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo laboratório Merck Sharp & Dohme na América Latina com 900 mulheres de 9 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Venezuela.

De acordo com a pesquisa, 87% das mulheres entrevistadas desconheciam os próprios níveis de colesterol e 40% nunca haviam feito esse tipo de exame.

Entre as mulheres com mais de 50 anos, a taxa de desconhecimento também foi alta (70%). Esses dados são alarmantes, já que diferentes estudos mostram que os níveis de colesterol são mais altos em mulheres do que em homens depois dos 45 anos.

Em países em desenvolvimento, estima-se que 50% das mortes de mulheres acima de 50 anos são causadas por doenças cardiovasculares.

Segundo dados da Global Heart Federation (Federação Global do Coração), mais de 8 milhões de mulheres morrem por ano no mundo em conseqüência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral. Este número é quase oito vezes mais elevado do que o de mortes por câncer de mama – uma das principais preocupações femininas com a saúde - e seis vezes maior que o de mortes causadas pelo HIV/AIDS.

A orientação do AHA (American Heart Association) é de que todos os adultos acima dos 20 anos devem realizar testes de medição de colesterol (total, bom ou HDL e ruim ou LDL) e triglicérides uma vez a cada cinco anos. Mas os resultados da pesquisa revelam que ela não é cumprida.

“O diagnóstico e tratamento do colesterol elevado são fundamentais para evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares e reduzir o número elevado de mortes decorrentes dessa situação”, afirma o dr. Antônio Chagas, Professor Livre-Docente de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP.

Na escala de prioridade para prevenção de doenças apontada pelas entrevistadas, o câncer ocupa o primeiro lugar (45%), seguido pelas doenças sexualmente transmissíveis (34%), hipertensão (6%) e, por último, o colesterol, com 3%. A preocupação com o câncer só é superada pelas doenças sexualmente transmissíveis na faixa dos 18 aos 34 anos.


Levantamento no Brasil

Entre as 100 mulheres brasileiras que participaram da pesquisa, 53% apontaram o câncer em primeiro lugar como doença prioritária em termos de prevenção, seguido pelas doenças sexualmente transmissíveis (18%), hipertensão e osteoporose (11%), obesidade (6%) e, por último, o colesterol (2%).
A maioria das brasileiras (68%) também desconhece seus níveis de colesterol. Apesar de 96% das entrevistadas já ter colhido sangue para avaliação do colesterol, na faixa entre 35 a 49 anos o índice de desinformação sobe para 78%.


Autor : Raquel Viana
Créditos : Fatima Nazareth
Fonte : Burson-Marsteller

Daqui: www.universodamulher.com.br

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Olha Sonia,graças a Deus meu nivel de colesterol é sempre baixo!O medico diz que sente inveja de mim nesse aspecto!...rss...bjs,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!