.

.

Amigos meus:

Universo feminino:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como anda a sua libido?


Ela surge e atinge sua plenitude na adolescência. Perde um pouco de intensidade entre os 20 e 40 anos de idade e, depois da menopausa, vai decrescendo continuamente. Estamos falando da libido feminina, desejo que brota quando a mulher se apaixona ou reata um relacionamento, explica o presidente da comissão de sexologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Gerson Pereira Lopes.

A libido é resultado do equilíbrio entre os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, responsáveis pela excitação - como dopamina, noradrenalina e ocitocina - e também pela diminuição do desejo - como serotonina e canabinoides. De acordo com o ginecologista, embora a química seja parecida em homens e mulheres, a libido feminina é ativada de forma bem diferente da masculina. "O homem consegue manter espontaneamente o desejo ao longo da vida, em resposta à falta de sexo. Já a mulher precisa de um estímulo para se excitar", afirma Dr. Gerson. "A falta de sexo, por si só, não alimenta o desejo delas", completa.

E uma informação muito importante: em determinados dias do ciclo menstrual, a libido fica mais exacerbada. "Isso pode ocorrer na ovulação, e mesmo durante a menstruação", diz o ginecologista. Com os anos, a tendência é que esse desejo diminua. Manter o fulgor vai depender das seguintes situações: iniciar um relacionamento, reatar uma relação – "o cérebro encara como início de namoro, e o desejo vai às alturas" – e passar por uma situação fora do trivial em assuntos não relacionados à vida sexual, como uma viagem.


Se você quer dar um up na sua libido, veja as dicas do presidente da comissão de sexologia da Febrasgo:

- A monotonia bloqueia a libido. Logo, use a criatividade entre quatro paredes.

- Mantenha um diálogo saudável no relacionamento. As brigas derrubam qualquer desejo.

- Dedique um tempo para o lazer a dois. Viaje, faça passeios com o amado ou pegue um cineminha, por exemplo.

- Faça atividades físicas. Desse jeito, você fica com a autoestima alta e se sente mais desejada.



Daqui:
Portal Vital


Um comentário:

Anne Lieri disse...

Ótimas dicas!Valeu,Soninha!bJS,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça meu blog divulgador!

Clique e...

Dia Internacional da Mulher?

Dia Internacional da Mulher?
Todos os dias!